HISTÓRICO ACADÊMICO-PROFISSIONAL

Comecei minha vida acadêmica cursando Administração de Empresas. Três semestres, no entanto, convivendo com gráficos, números e planilhas foram suficientes para eu me dar conta que não estava no caminho certo. Achei melhor “perder” esses semestres e ir atrás do meu coração. Que bom! Foi assim que resolvi prestar vestibular para PSICOLOGIA.

Isso mesmo! PSICOLOGIA com todas as letras maiúsculas, pois é assim que vejo essa ciência: majestosa e imponente, capaz de ajudar o ser humano, de aliviar dores, amenizar tristezas e salvar vidas! Por que não?

Em 1995, tornei-me psicóloga pela Universidade Mackenzie e, desde então, não parei de clinicar. Desde o início, optei por atender crianças, jovens ou adultos. O que me importava mesmo era estar próxima das pessoas, independente de suas idades. Em 1997 iniciei o curso de especialização em Psicodrama no Instituto Sedes Sapientiae. Esse curso me abriu portas importantes e uma delas foi a oportunidade de trabalhar com grupos (tanto pedagógicos quanto terapêuticos). Assim, fui desenvolvendo um olhar mais voltado não só para o meu paciente isoladamente, mas sim para o contexto onde ele estava inserido e para as relações que ele estabelecia no mundo.

Foi nessa época que, além dos atendimentos no consultório, comecei a trabalhar com grupos nos cursos de graduação no SENAC. O módulo se chamava Relações Interpessoais no Trabalho e abrangia temas relacionados a ética, postura profissional, motivação, auto-conhecimento, trabalho em equipe e relações humanas. Foi uma experiência maravilhosa e de grande enriquecimento profissional. Nunca me senti tão próxima dos jovens! Em pouco tempo, reformulei as apostilas, acrescentei alguns temas que considerava importantes e passei a coordenar os professores de todo o Estado de São Paulo. 

Depois de alguns anos me dividindo entre SENAC e consultório, fui convidada para trabalhar na Clínica Medicina do Comportamento, considerada referência no tratamento de pessoas que sofrem de ansiedade, depressão, fobias, pânico, estresse, compulsões, hiperatividade, transtornos alimentares (anorexia, bulimia e compulsão alimentar), entre outros. A partir do trabalho que aí desenvolvi, me tornei responsável junto ao Conselho Regional de Psicologia pelo setor de psicoterapia dessa clínica; atendi casos complicadíssimos e tive a felicidade de acompanhar a transformação de muitas vidas.

Há certos momentos, porém, em que a vida nos coloca diante de certos desafios: com a crescente demanda do consultório e uma vontade incessante de me aprimorar e aumentar minhas ferramentas de trabalho, resolvi me dedicar exclusivamente ao consultório e à especialização em Neuropsicologia.

Concluí esse curso em 2005 pelo Centro de Diagnóstico Neuropsicológico, da UNIFESP, e de lá pra cá, fico cada vez mais fascinada com a possibilidade de entender melhor a parte cognitiva e comportamental do ser humano e, principalmente, de ver a diferença que uma avaliação neuropsicológica pode fazer na vida das pessoas. A partir dos resultados obtidos com esse tipo de avaliação, podemos definir melhor não só o tratamento, mas também o tamanho das expectativas em relação a cada caso e, assim, trabalharmos com metas palpáveis e verdadeiras. E quando falo em expectativas, me refiro às expectativas do paciente em questão assim como às expectativas de seus chefes, professores ou, até mesmo, familiares.

E falando em familiares, não posso deixar de mencionar o meu trabalho com famílias e casais. Em 2010 terminei o curso de especialização em Psicoterapia de Casal e Família, no Instituto Sistemas Humanos - Núcleo de Estudo e Práticas Sistêmicas:família, indivíduo, grupo.

A teoria sistêmica aliada aos meus conhecimentos e experiências vividas com o Psicodrama e com a Neuropsicologia, ao longo dos meus 16 anos de atuação na área clínica, me garantem mais do que nunca uma forma de entender o ser humano como um ser único, complexo e em constante transformação, sempre capaz de evoluir e digno de respeito acima de tudo.

Voltar ao topo

 

contato links artigos atendimento quem sou curriculo home